Jogos de azar em Macau: do monopólio ao oligopólio
Considerando as elevadas despesas de capital da indústria do jogo de Macau e a visibilidade dos dados históricos, o EV/EBITDA é normalmente utilizado para avaliar a indústria do jogo de Macau. Nos últimos cinco anos, o EV/EBITDA (ajustado) médio do sector do jogo de Macau foi de 14 vezes, com um intervalo de 10 a 18 vezes. Com as concessões de jogo prestes a expirar e a incerteza de uma nova licitação a aproximar-se, vemos as avaliações a cair para o limite inferior do intervalo nesta fase.
risco
Limitação no número de mesas de jogo; Incerteza sobre a nova licitação após a licença de jogo expirar em 2022; Mudanças na política de vistos de viagem da China continental para Macau; Mudanças nas políticas dos governos central e de Macau, especialmente medidas de controlo de fluxo de capitais; O impacto da indústria do jogo em Macau noutros países vizinhos da China, resultando em competição regional.
Jogos de azar em Macau: do monopólio ao oligopólio
Ao falar sobre a indústria do jogo de Macau, deve conhecer os seguintes pontos:
►Evolução histórica: Em 1847, Portugal anunciou a legalização do jogo em Macau. Em 1962, Stanley Ho ganhou os direitos exclusivos do jogo por 40 anos (1962 a 2002). Em 2002, o governo de Macau emitiu seis licenças de jogo, introduziu o investimento estrangeiro e um modelo de negócio de jogo maduro, e a indústria do jogo de Macau começou a decolar.
►Atividades de jogos: A maioria deles são jogos de sorte, como apostas, corridas de cavalos, loteria, etc., mas os jogos de azar online ainda não foram legalizados.
►Principais palestrantes: família Stanley Ho, família Lui Che-woo, equipe Steve Wynn e equipe Sheldon Adelson.
► Produtos e serviços: desenvolver resorts integrados e fornecer serviços de entretenimento completos, como hotéis, instalações de entretenimento, catering, exposições e jogos.
Estilo oligárquico de cooperação na competição
Acreditamos que a indústria do jogo de Macau apresenta as características de uma indústria de oligopólio: 1) um pequeno número de participantes no mercado (um total de 6); 2) elevadas barreiras à entrada (tais como concessões de jogo, grandes compromissos de investimento, etc.); 3) interdependência, e as empresas de jogos competem em preço e quaisquer ajustes no marketing desencadearão uma resposta dos concorrentes (como ajustar o valor mínimo ou máximo da aposta na mesa de jogo); e 4) a empresa pode manter alta lucratividade (o EBITDA da indústria a margem em 2019 foi de 19% e a margem de lucro líquido é de 14%). As primeiras concessões de jogo expiram em 2022.
Macau é a única região de jogo legal no meu país e o maior centro de jogo do mundo. Acreditamos que as empresas de jogos se concentrarão primeiro no uso de direitos operacionais exclusivos para cooperar para expandir o tamanho do mercado e, em seguida, entrarão na fase de competição por participação de mercado.
História do desenvolvimento do jogo em Macau
De 2000 a 2010, a taxa composta de crescimento anual das receitas totais do jogo de Macau atingiu 28%, das quais as taxas compostas de crescimento anual das receitas do jogo VIP e das receitas do jogo em massa foram de 29% e 27%, respectivamente. No entanto, o desempenho dos jogadores VIP e do meio-campo divergiu nos últimos dez anos: de 2010 a 2019, a taxa composta de crescimento anual da receita total do jogo foi de 5%, da qual a do meio-campista foi de 14%, mas a do VIP foi de -2 %. O foco da indústria do jogo em Macau mudou gradualmente do jogo VIP (os VIP representaram mais de 70% das receitas totais do jogo entre 2000 e 2013) para o jogo em massa. Em 2016, as receitas do jogo em massa ultrapassaram pela primeira vez as receitas do jogo VIP, e em 2019, as receitas do jogo em massa representaram o total. A proporção das receitas do jogo atingiu 59%.
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